Patrocinio:

janeiro 29, 2009

Cientistas mexicanos usam tequila para produzir diamantes

Há quem use álcool para beber; há quem pense em combustíveis; e há em quem pense em... diamantes!?
Pesquisadores da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) conseguiram produzir diamantes a partir de acetona, etanol, metanol e tequila (!) e agora estudam as particularidades dessa bebida alcoólica na formação de cristais.
O líder do projeto, o doutor em física Luis Miguel Apátiga, disse em entrevista à agência Efe que a "curiosidade científica" o levou a produzir diamantes microscópicos a partir da tequila (!!).
O mecanismo utilizado em suas pesquisas aquece o líquido a 280 graus e o evapora, depois o leva a uma câmara com uma temperatura de 800 graus, onde as moléculas do vapor se rompem em fragmentos menores, nos quais há átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio pela água.
Como às vezes utilizava 40% de etanol e 60% de água na mistura, proporção similar a encontrada na tequila, Apátiga tentou usar tequila (!!!).
"Um dia passei em uma loja perto do campus da universidade e comprei uma garrafa de tequila, fizemos o experimento e na primeira tentativa correu tudo bem", lembrou.
Agora os cientistas mexicanos estudam a razão pela qual os diamantes obtidos com a tequila (!!!!) têm uma forma menos circular que os demais produzidos com compostos puros.
"Estamos vendo se os compostos da tequila podem ter algum papel na síntese do diamante", assegurou.




Que desperdício de tequila... =p

Um comentário:

  1. depende, pode ser um investimento se os diamantes realmente valerem alguma coisa... aí voce vende o diamante e compra vaaaarias tequilas. HAUHAUHAHUAA

    ResponderExcluir